Voted Coins
follow us on twitter . like us on facebook . follow us on instagram . subscribe to our youtube channel . announcements on telegram channel . ask urgent question ONLY . Subscribe to our reddit . Altcoins Talks Shop Shop


This is an Ad. Advertised sites are not endorsement by our Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction. Advertise Here

Author Topic: Reportagem da Rede Globo entrevista especialista brasileiro em Blockchain  (Read 926 times)

Offline dentolas

  • Hero Member
  • *
  • Activity: 1070
  • points:
    3962
  • Karma: 0
  • Trade Count: (0)
  • Referrals: 0
  • Last Active: November 01, 2020, 08:59:55 PM
    • View Profile

  • Total Badges: 18
    Badges: (View All)
    10 Posts First Post Fifth year Anniversary
Reportagem da Rede Globo entrevista especialista brasileiro em Blockchain sobre Estônia

Edilson Osório Junior, fundador e CEO da OriginalMy, a primeira empresa no Brasil a assinar e certificar documentos digitais através da rede Blockchain, foi um dos entrevistados no Fantástico, da TV Globo, no domingo (18). A reportagem especial mostrou os esforços da Estônia para reduzir a burocracia e facilitar a vida dos cidadãos.

Antes de apresentar Osório, o programa destaca a Estônia, “um país do norte da Europa à beira do Mar Báltico de apenas 1,3 milhão de habitantes e que conquistou sua independência em 1991. Desde então, o governo passou a apostar num modelo de nação baseado na tecnologia”.

Para exemplificar, a  reportagem destaca a criação ousada da ‘Identidade Digital’ no país em 2002 e que 98% da população já possui.

Osório já tem trabalho significativo na Estônia. Ele criou o cartão e-Residency, “uma identidade digital emitida pela governo estoniano para pessoas interessadas de qualquer nacionalidade”.

O cartão permite a estrangeiros a criação e a administração de um negócio na Estônia independentemente de onde estiverem.

O e-Residency é único no mundo. Ele dá acesso direto ao mercado comum europeu de 500 milhões de consumidores, que, segundo o Fantástico, 50 mil estrangeiros já o aderiu.
(Foto: Masayuki (Yuki) Kawagishi/Flickr)

Mas, por quê o brasileiro saiu do Brasil para criar um documento na Estônia? Ele explicou:

“A gente nunca tinha pensado antes de sair do Brasil porque é difícil, é nossa pátria. Mas, por causa da burocracia e as dificuldades com os reguladores de entenderem o negócio, pra gente foi extremamente saudável”, disse Osório.

A reportagem também mostra, nas palavras de Ronaldo Lemos, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade, uma explicação simples das dificuldades de abrir uma empresa no Brasil.

“No Brasil, pra você abrir uma empresa você precisa de 79 dias de acordo com dados do Banco Mundial. Não precisa nem ir longe — não precisa nem ir pra Estônia. Se você for para o Chile, para a Argentina e Uruguai, hoje você abre uma empresa nesses países em 1 dia pela internet. Todo governo tem que se transformar em uma plataforma digital. Governo que não se digitaliza deixa de ser governo”, disse Lemos.

As palavras de Lemos está em consonância com a da presidente da Estônia, Kersti Kaljulaid. Ela disse uma frase marcante no Twitter em 10 de outubro.

“O trabalho não é um lugar aonde você vai, é o que você faz. Os governos e estados precisam se ajustar ou a nova geração digital vai pular fora”.

    Work is not somewhere you go, it's sth you do. Ppl are not stuck to one postal address any more. Governments and states need to adjust their thinking now. If we don't – new #digital generation will simply opt out.

    — Kersti Kaljulaid (@KerstiKaljulaid) October 10, 2018

Cerca de 20 países já começaram a usar sistemas inspirado no da Estônia, diz a reportagem.

O Fantástico perguntou ao embaixador E-Estônia, Tobias Koch, como seria digitalizar o Brasil nos conformes estonianos. Ele respondeu.

“Você não pode pegar o sistema, exportar para um HD e levar para o Brasil, que é muito maior e tem uma cultura diferente. Mas a evolução compensa e o Estado fica mais eficiente”, disse ele.
Dificuldades enfrentadas por Osório

A OriginalMy era para ser 100% brasileira desde a ideia lançada em 2015 na Bitconf daquele ano que era criar um ambiente tokenizado de validação de identidade.

Osório conseguiu, então, um investidor-anjo. Fez todo o desenho do produto para convencer os investidores e, quando foi lançar a Oferta Inicial de Moeda (ICO), em outubro do ano passado, recebeu uma cartinha da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

“Descobri que precisava de um advogado para responder e que tinha apenas cinco dias. Cada dia de atraso era uma multa de R$ 1 mil”, relembrou.

Respondeu à CVM, mas, como contou, a entidade ficou em silêncio. Na nova data de lançamento, em dezembro, recebeu outro ofício da entidade com um novo prazo – três dias.

“Os advogados disseram para a gente desistir de lançar no Brasil porque a CVM não entendia nada do assunto”, disse.

A decisão, então, foi internacionalizar a empresa. Uma empresa de advocacia pesquisou e sugeriu qual deveria ser o país escolhido e hoje a OriginalMy é uma empresa estoniana com um escritório no Brasil.

A empresa, como diz o próprio fundador, “é uma empresa de autenticidade que utiliza blockchain com protocolo

fonte: https://portaldobitcoin.com/reportagem-da-rede-globo-entrevista-especialista-brasileiro-em-blockchain-sobre-estonia/

Altcoins Talks - Cryptocurrency Forum


This is an Ad. Advertised sites are not endorsement by our Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction. Advertise Here


 

ETH & ERC20 Tokens Donations: 0x2143F7146F0AadC0F9d85ea98F23273Da0e002Ab
BNB & BEP20 Tokens Donations: 0xcbDAB774B5659cB905d4db5487F9e2057b96147F
BTC Donations: bc1qjf99wr3dz9jn9fr43q28x0r50zeyxewcq8swng
BTC Tips for Moderators: 1Pz1S3d4Aiq7QE4m3MmuoUPEvKaAYbZRoG
Powered by SMFPacks Social Login Mod