follow us on twitter . like us on facebook . follow us on instagram . subscribe to our youtube channel . announcements on telegram channel . ask urgent question ONLY . Subscribe to our reddit . Altcoins Talks Shop Shop


This is an Ad. Advertised sites are not endorsement by our Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction. Advertise Here Ads bidding Bidding Open

Author Topic: “Gastar Bitcoin hoje não tem sentido”, afirma Fernando Ulrich  (Read 499 times)

Offline V0KD3

  • Jr. Member
  • *
  • Activity: 80
  • points:
    455
  • Karma: 0
  • Trade Count: (0)
  • Referrals: 0
  • Last Active: September 18, 2019, 03:14:32 PM
    • View Profile

  • Total Badges: 12
    Badges: (View All)
    10 Posts First Post Sixth year Anniversary
O economista Fernando Ulrich iniciou ontem (30) uma thread (uma espécie de “linha de discussões” feita no Twitter), na qual diz não ver sentindo em gastar Bitcoin. A ideia é que a criptomoeda precisa se tornar “uma boa reserva de valor” para “naturalmente ser usada como meio de troca no futuro”.

https://twitter.com/fernandoulrich/status/1023941652468195330

A postagem feita no Twitter por Ulrich, que também é analista de criptomoedas da XP Investimentos, reproduz trechos de seu artigo “Por que dinheiro tem valor e gastar Bitcoin não faz sentido” (tradução livre do original em língua inglesa “Why money has value and spending Bitcoin is senseless”). O texto foi também publicado ontem (30), na plataforma Medium.

O autor do livro “Bitcoin – a moeda na era digital” afirma que o Bitcoin para se tornar moeda tem de passar por três estágios. E o primeiro deles é o de reserva de valor, apesar de “a essência do dinheiro é a de ser usada como meio de troca”.

“Para que algo se torne dinheiro, ou um meio de troca (MoE – sigla para o termo em inglês Medium of  Exchange) universalmente aceito, ele deve primeiro seguir os estágios evolucionários. Primeiro, vem a reserva de valor (Store of Value – SoV), segundo, MoE e terceiro, unidade de conta (Unit of Account – UoA)”, diz o economista.

Ulrich afirma que apesar de não haver diferença clara entre meio de troca e reserva de valor quando se analisa o “fenômeno monetário”, a reserva de valor é o estágio que precede sobre a reserva de valor e “pode ser considerado predominante nos estágios iniciais da monetização de uma commodity”.

Para isso ocorra, entretanto, as pessoas precisam ter interesse em possuir essa moeda criptografada, primeiramente, diz o economista sob a ótica de que não há como estabelecer uma troca oferecendo algo que as outras pessoas não desejem receber.

“À medida que sua proposição de valor é mais apreciada, aumenta sua demanda; à medida que os saldos de caixa aumentam marginalmente, sua liquidez aumenta, enquanto a volatilidade diminui. Os efeitos de rede exercem um ciclo de feedback positivo, melhorando a liquidez do Bitcoin, estabilizando o preço, reduzindo os custos totais de taxas”, afirma.

Fernando Ulrich, sob esse aspecto, diz que isso ainda levará tempo e não será da noite para o dia que o Bitcoin vai ser usado como meio de troca, pois isso dependerá de sua escassez a qual virá “progressivamente mais tarde, gradualmente, por um longo período”.

Entre o objetivo e a realidade
Em outra publicação, “Defendendo o Bitcoin em Mordor”, especialista havia dito que o Bitcoin surgiu com o objetivo de se trazer uma moeda digital com as mesmas características do “dinheiro vivo”:

“O objetivo era conceber um dinheiro puramente eletrônico, digitalizando as propriedades do dinheiro em espécie (o “cash”, em inglês). Mais especificamente, o objetivo era criar uma moeda digital que apresentasse as mesmas características do dinheiro vivo, a saber: ser um ativo ao portador; possibilitar transações sem intermediários e irreversíveis; e ter ampla privacidade”, afirma.

A questão é que esse atrigo era uma adaptação de sua participação em Brasília sobre a discussão da regulação de moedas criptografadas por meio do projeto de Lei nº 23.03/15 que aconteceu em 05 de julho de 2017.

Naquele tempo, Ulrich apontou como o caminho a “prudência” e que fosse dado “tempo ao tempo” para que não fosse sufocada “essa grande invenção tecnológica ainda no berço somente privará a sociedade do enorme potencial que nem sequer podemos prever em sua plenitude”.

Hoje, o discurso parece ser igual apesar de não dirigido aos reguladores, mas aos usuários das moedas criptografadas. Para o economista esse objetivo do Bitcoin se tornar “um dinheiro puramente eletrônico” ainda deve demorar um pouco para ser alcançado, mas enquanto isso, ele diz:

“O Bitcoin deve manter sua utilidade como uma boa reserva de valor”.

https://portaldobitcoin.com/gastar-bitcoin-hoje-nao-tem-sentido-afirma-fernando-ulrich/

Altcoins Talks - Cryptocurrency Forum


This is an Ad. Advertised sites are not endorsement by our Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction. Advertise Here Ads bidding Bidding Open


 

ETH & ERC20 Tokens Donations: 0x2143F7146F0AadC0F9d85ea98F23273Da0e002Ab
BNB & BEP20 Tokens Donations: 0xcbDAB774B5659cB905d4db5487F9e2057b96147F
BTC Donations: bc1qjf99wr3dz9jn9fr43q28x0r50zeyxewcq8swng
BTC Tips for Moderators: 1Pz1S3d4Aiq7QE4m3MmuoUPEvKaAYbZRoG
Powered by SMFPacks Social Login Mod