Olha, nunca defenderia o Taxxad, mas a verdade é que essa medida provavelmente compensou essa perda com o aumento das compras locais e com a diminuição da saída de BRL.
Tipo, antes um brasileiro medio da classe mais baixa comprava roupas na Shein importada por meio de contrabando da China. O BRL virava Yuan e não pagava impostos.
Aí agora tem que comprar dentro do Brasil com uma loja que emprega brasileiros e paga impostos locais. O dono importa essa roupa da China como já era, mas paga os impostos.
Os correios perdem e menos gente importa, mas movimenta mais aqui. Claro que muitos diminuem as compras, mas ainda assim talvez compense:
Só dizendo que olhar lucro dos Correios não é o caminho pra ver o outcome.
E eu obviamente preferia que não me fosse cobrado 90% de imposto.
Eu acho que tinha opções melhores para ajustar as coisas, se a importação de roupas era tão incômoda assim
Separar por categorias, ver o que é fabricado aqui ou não
O imposto atual chega a praticamente 100% em alguns casos, mas vamos supor que seja 90%, o ideal era ajustar pelas categorias que falei acima
Algo como, produtos que não existem aqui 20% de imposto e mais nada, não incluindo o frete
Roupas e coisas que são fabricadas aqui normalmente, coloca 30%
O que fizeram não foi incentivar, fui punir sem dó quem importava ou precisava importar
Poderia também incentivar a produção nacional, reduzir os impostos excessivos, dar uma boa enxugada em tudo, mas aí já é pedir demais pra eles